-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-

Palestra - A vida de Röntgen

A Academia Paranaense de Medicina promoveu, na terça-feira dia 25/8, mais uma edição do Picadinho Cultural Dr. Waldir Rupollo, um almoço de periodicidade mensal que reune os confrades, suas esposas e convidados. O tema do dia foi "A vida de Röntgen através dos selos", palestra proferida pelo Acadêmico Doutor Ari Leon Jurkiewicz, médico e filatelista que dispensa apresentação. A palestra teve início às 12 horas, no restaurante da sede social da Associação Médica do Paraná.

Slide inicial da palestra "A vida de Röntgen"

A palestra, proferida como sempre com a competência e capacidade de comunicação do Dr. Ari, discorreu - com o apoio de imagens de selos e de outras peças filatélicas mostrados em "slides" com o uso do "power-point" - sobre a vida do físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados Raios X, e que recebeu, graças à sua descoberta o primeiro Prêmio Nobel de Física, em 1901.

O prêmio se concedeu, oficialmente, "em reconhecimento dos extraordinários serviços que brindou para a descoberta dos notáveis raios que levam seu nome". Röntgen doou a recompensa monetária à sua universidade, convicto que a ciência deve estar a serviço da humanidade e não do lucro, à semelhança da escola científica alemã da época e rejeitou registrar qualquer patente relacionada a seu procedimento.

A palestra foi um sucesso, não só pela segurança sobre as informações transmitidas mas também pela originalidade do método de sua ilustração, sucesso esse refletido nos comentários elogiosos e entusiasmados dos confrades da Academia e das demais pessoas presentes

Ela serviu, além disso, para confirmar que os rumos imprimidos á atuação da SOFICUR pelo Dr. Ari, enquanto Presidente da Sociedade e atualmente como integrante da Diretoria, estão absolutamente corretos. Ele sempre defendeu que o caminho é levar ao conhecimento da população em geral a existência, a prática e as alegrias que o "hobby" da filatelia nos proporciona, através de eventos realizados em organizações de enfoque cultural ou que apresentem grande número de fluxo de visitantes, como escolas, universidades, clubes, associações e "shoppings". Estes eventos - mostras, palestras, aulas - tem servido para despertar interesse junto à população, principalmento jovens, e até para promover o ingresso de novos associados, bem como o retorno de alguns sócios que estavam "meio que" afastados de nossas reuniões.

Registro da conclusão da palestra "A vida de Röntgen"

Meus agradecimentos ao Dr.Ari Leon Jurkiewicz pela oportunidade de assistir à palestra, que enriqueceu meus conhecimentos sobre o assunto especifico e sobre a filatelia, principalmento na sua utilidade como instrumento de divulgação da cultura.

João Alberto Correia da Silva
-Home-
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva