-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-
Aqui procuramos relacionar entidades e pessoas dedicados à filatelia.

Quando comecei a desenvolver esta página, elaborei a lista segundo uma ordem de hierarquia nacional, começando pela FEBRAF, depois A.B.C.F., Correios e ABRAJOF, as entidades institucionais máximas da filatelia brasileira, em suas respectivas áreas de atuação.

Contudo, ao visualizar a página, algo não me pareceu muito bem. Depois de pensar um pouco, descobri o quê.

Estava deixando para o fim da lista aqueles que considero os de maior importância na filatelia brasileira, os filatelistas e colecionadores.

Principalmente aqueles que, além de se dedicarem com paixão a seu "hobby", tentam transmitir conhecimentos e orientações e apresentar uma visão de como é apaixonante dedicar-se à filatelia.

São eles que procuram fornecer informações ou esclarecimentos sobre as normas oficiais, que geralmente são muito frias e estéreis e de dificil entendimento devido ao modo como são redigidas nos documentos oficiais sobre filatelia, bem como preparam artigos, noticias e informações sobre o mundo filatélico em geral.

Por esse motivo, optei por começar com a lista de endereços eletrônicos de pessoas que se dedicam à divulgação de informações filatélicas. Inicialmente será uma lista pequena, mas espero ir acrescentando dados, inclusive de colegas de outros países que, de um modo ou outro, a isso de dedicam.

Por oportuno, quero expressar meus agradecimentos aos dois amigos que me iniciaram no mundo da filatelia brasileira, o Sr. Rui (já falecido) e seu filho Lula que, na época em que cheguei ao Brasil, eram donos da extinta Stamp Filatélica, do Rio de Janeiro.

------------------------------------------------

Filatelistas, colecionadores, estudiosos e outros que contribuem para a divulgação da filatelia.

-Sérgio Eduardo Sakal-

A grande paixão do Sérgio são as girafas e tudo o que diz respeito a elas, inclusive seus primos, os okapis. Em algum momento ele descobriu a filatelia e hoje possui magnifica coleção de selos e outras peças filatélicas sobre esse tema. Desenvolveu uma homepage de alto gabarito, que pode ser acessada pelo link acima, que contém muitas e preciosas informações sobre o tema, inclusive abrangendo aspectos de sustentabilidade e meio ambiente.

-----------------------------

-Julio C.R. Castro - Blog Informativo Filatelia77

O Júlio é o dono da Filatelia77, cujo endereço consta na lista de comerciantes mais abaixo. Na homepage de sua loja inclui um link para um informativo semanal sobre filatelia que, posso afirmar sem medo de errar, é o melhor dos que conheço. Sempre atualizado, costuma listar eventos, solenidades e um mundo de informações sobre a filatelia em geral, especialmente a brasileira. A página pode ser acessada diretamente através do link acima. Mas recomendo dar um passeio pela loja virtual, há muito que apreciar.

-----------------------------

-Ana Lúcia Loureiro Sampaio-

A Ana é uma das grandes amantes da filatelia, lutadora incansável na divulgação de informações. O endereço do link remete a sua loja, a Filatélica Penny Black. No menu da página da loja, vários links para seções com artigos, informações, curiosidades, etc.

-----------------------------

-Jornal do Colecionador - Pedro Brasil Jr.-

O Pedro Brasil é, de longa data, um dos dedicados divulgadores da arte da filatelia e das atividades d do setor. Durante 16 anos assinou, nas páginas do jornal O Estado do Paraná, a coluna "Jornal do Colecionador" reunindo informações diversas sobre Filatelia, Cartofilia, Numismática e outros hobbies. Hoje é responsável pelo blog cujo link informamos acima.

-----------------------------

-António Armindo Couto (Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo)-

-António Armindo Couto (Terceira Liberal)-

Não conheco pessoalmento o António, descobri a página dele pesquisando no Google. Me interessou muito, não só pelas informações filatélicas, mas também pelos muitos dados sobre os Açores, principalmente sobre Angra do Heroísmo, a cidade onde nasci. Foto muito semelhante à primeira que se encontra na página dele está bem na minha frente, sempre que uso o meu computador.

Posteriormente recebi informação do novo endereço do site, que é mantido pelo Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo

O segundo link acessa uma página com informações gerais sobre os Açores, especialmente sobre a Ilha Terceira, cuja capital, Angra do Heroismo, foi declarada Patrimônio da Humanidade.

-----------------------------

-Ernani Rebello-Coleção "A Evolução dos Meios de Transporte"

O Ernani é um colecionador de mão cheia, dedicando-se acima de tudo à maximafilia. Ele é membro da Diretoria da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - AFSC"

Conforme conta, começou "juntando" selos aos 12 anos, quando frequentava o curso ginasial, (atual 1º grau). Com o passar do tempo foi se interessando cada vez mais e tentando melhorar os conhecimentos sobre a Filatelia.

Uma de suas coleções, da classe "Temática", é "O Mundo dos Minerais", com a qual obteve medalha de bronze prateado na Exposição "Vila Rica 2005" na cidade de Ouro Preto-MG.

Outra coleção, esta de máximos postais sobre o tema "A Evolução dos Meios de Transportes", obteve medalha de prata grande na Exposição SULBRAPEX 2008, em São Paulo, que pode ser apreciada usando o link acima.

Atualmente o Ernani está desenvolvendo uma coleção de maximos postais abordando o tema da história dos correios ( ainda não tem título definido). As imagens das peças podem ser vista no album Flickr:

Coleção sobre a História dos Correios

Além dessas coleções, também se dedica à cartofilia, possuindo aproximadamente 15.000 postais dos mais diversos temas, destacando-se os de Estádios de Futebol.

É um colecionador de mão cheia, dedicando-se acima de tudo à maximafilia. Ele é membro da Diretoria da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina - AFSC"

-----------------------------

-Roberto Basso-Memories of a Scout Neckerchief

Conheci o Roberto através de troca de informações no grupo Amigos dos Selos (link mais abaixo). A coleção dele eu já conhecia de algumas exposições que visitei. Ela encontra-se na página do

Carlos Dalmiro Silva Soares

que contem muitas informações uteis ao filatelista, tanto iniciante como adiantado.

Blogs e grupos de interessados em filatelia.

------------------------------------------------

Amigos dos Selos

Este grupo, do qual faço parte, dedica-se à troca de informações sobre assuntos filatélicos, inclusive troca de material. Alguns dos temas discutidos são bem interessantes


Clique aqui para cadastrar-se no grupo Amigos dos Selos

Clube da Maximafilia

Este é outro grupo do qual também faço parte e que, como o nome indica, dedica-se principalmente à maximafilia, colecionismo de máximos postais. Muitos aspectos interessantes são discutidos, havendo bastante troca de informações entre os participantes.


Clique aqui para cadastrar-se no Clube de Maximafilia

Troca de Postais

Também faço parte deste grupo, assim como a maioria dos sócios do Clube de Maximafilia, pois embora não coleciono especificamente cartões postais (estou começando a pensar em fazê-lo), a procura por postais para elaboração de máximos é muito facilitada pelas informações disponíveis no grupo

Clique aqui para cadastrar-se troca_de_postais

Clique aqui para cadastrar-se no grupo troca_de_postais

FILATELIA MÉDICA - MEDICAL STAMPS

Recebi do Agnaldo, do clube_maximafila informação sobre este blog, sobre filatelia com enfoque no tema "Medicina"

Blog FILATELIA MÉDICA___MEDICAL STAMPS__by Dr Tuoto

Blog mantido pelo Dr. Elvio Armando Tuoto, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Especialista em Neurologia e Medicina do Trabalho. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Membro Fundador e Titular da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Membro da International Society for the History of the Neurosciences. Pesquisador independente e conferencista em História da Medicina.

É um blog educacional, no ar desde 2007 com imagens de selos relacionados à Medicina. Selos de personalidades, descobertas, eventos e instituições médicas.

Selos do Brasil

Forum mantido pelos colegas Glauber Silmott e Paulo Daroz, filatelistas dos mais atuantes na área de divulgação da filatelia brasileira. Seus comentários, inclusive nos grupos AmigosdosSelos e ClubeMaximafilia, acima listados, são sempre pertinentes e atuais.

Morcegos em Bando

Blog mantido pelo filatelista Julio Silvio de Souza Bueno, que tem interesse especial pelo tema.

Aerogramas

Outro interessante blog mantido pelo filatelista, listando uma série de aerogramas (em especial de Natal) a partir do ano de 1998, inclusive.

Meus parabéns ao Júlio pela iniciativa, que muito contribui para a divulgação deste tipo de peça filatélica, pouco divulgada no meio filatélico.

Blog do Otami

Recentemente, lendo um e-mail no grupo "Amigos dos Selos" tomei conhecimento deste bloco, mantido pelo colega do grupo, Otami Porpino. Ele contém um série de informações sobre colecionismo em geral, inclusive filatelia.

------------------------------------------------

Federações, sociedades, clubes, núcleos e outras entidades filatélicas.

No Brasil, a autoridade máxima da Filatelia é a Federação Brasileira de Filatelia - FEBRAF. Os filatelistas sócios dos clubes, sociedades e núcleos filatélicos que sejam associados da FEBRAF, estão habilitados a participar das exposições e mostras oficiais, esde que suas coleções se enquadrem nas normas para exposições. Essa informação, bem como as demais constantes dos regulamentos e normas, podem ser consultadas clicando no link a seguir.

-FEBRAF-

A FEBRAF, por sua vez, é filiada à International Federation of Philately (FIP), entidade mundial da filatelia, o que habilita os colecionadores brasileiros - que tenham pontuação adequada nas coleções premiadas em exposições de nivel nacional - a solicitar inscrição em exposições de nivel mundial.Clicando no link a seguir, você acessa o site da FIP

-FIP-

Outra associação de interesse para o filatelista brasileiro é a FIAF - Federación Interamericana de Filatelia, que congrega federações da Américas. Mais informações você encontra clicando no link a seguir:

-FIAF-

Outro organismo de interesse para a filatelia, pois é a Entidade que congrega, ou melhor, reconhece, as administrações postais dos Países que dela fazem parte, é a U.P.U. - União Postal Universal, com sede em Bern, na Suiça.

Mais detalhes podem ser vistos na homepage da Entidade, clicando no link a seguir:

-U.P.U.-

Localizei no site um arquivo .pdf em português que relaciona os Países Membros:

Países Membros da U.P.U.

Existem muitos clubes, sociedades e núcleos filatélicos espalhados por todo o território nacional. Listas dessas entidades podem ser encontradas nos sites da FEBRAF e dos Correios, cujos links são:

-FEBRAF: Clubes filiados - -Correios: Clubes Filatélicos-

Gostaria de publicar os endereços de todas essas entidades nesta página, mas para isso é necessário um levantamento criterioso de todos eles, o que demanda tempo. Por enquanto, limito-me a publicar os links para as entidades das quais sou associado, a Sociedade Filatélica de Curitiba - Soficur e o Clube Filatélico do Brasil, e para aquelas cujos endereços confirmei.

-Sociedade Filatélica de Curitiba - SOFICUR -Clube Filatélico do Brasil -Associação Filatélica de Santa Catarina - AFSC -Clube Filatélico Jundiaiense - FIJUN -FEFIBRA - Federação dos Filatelistas do Brasil -Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo - FEFIESP SPP - Sociedade Philatélica PaulistaC.T.C. - Centro Temático de Campinas

Clubes e outras associações no Exterior

Tomei conhecimento, através de e-mail que recebi do filatelista Denis Forte, de um site alemão dedicado à filatelia brasileira:

-Aus Brasilien-

------------------------------------------------

Agências Filatélicas dos Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possui agências filatélicas em Brasilia e nos diversos Estados. Você pode encontrar a relação da agências clicando no link a seguir:

-Correios - Agências Filatélicas-

------------------------------------------------

Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos - ABRAJOF

A ABRAJOF congrega os jornalistas filatélicos, seus associados, que publicam reportagens. notícias, artigos e outros tipos de matérias jornalisticas que divulgam a filatelia. A lista dos sócios e outras informações sobre a entidade podem ser encontradas no site da associação, clicando no link a seguir:

-ABRAJOF-

------------------------------------------------

Comerciantes filatélicos

A grande maioria dos comerciantes filatélicos do Brasil são associados da A.B.C.F. - Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos. No site da associação, encontra-se a lista de todos os sócios, com indicação de endereço, e-mail e homepage, quando existente.

-A.B.C.F. (novo)-

Listo os comerciantes de quem já adquiri material filatélico, a maioria deles filiados à A.B.C.F., os quais recomendo pela correção e atenção com que atendem seus clientes, bem como alguns outros que me solicitaram a inclusão e sobre os quais tenho boas referências. A lista inicial está por ordem alfabética e desde já peço desculpas se omitir algum. Os sites de novos comerciantes que me solicitarem a inclusão serão colocados após esta lista inicial. Para acessar a homepage daqueles que a possuem basta clicar sobre seu nome ou razão social. Para aqueles que não possuem homepage, indico o e-mail e/ou telefone de contato. Para os filiados A.B.C.F. estes dados e todos os demais (endereço, telefone, etc.) podem ser encontrados na homepage da associação, indicada acima.

Comerciantes com homepage:

-Filatelia77-

-Filatélica Brasilia-

-Filatélica Junges-

-Filatelica Marek Ltda.-

-Filatelica Olho de Boi-

-Filatelica Penny Black-

-Neumann Filatelia-

-Portal das Coleções-

RHM Filatelistas

-Schmittstamps-

-Aqui tem - Viriato Cabeça Branca

RHM Filatelistas

------------------------------------------------

Comerciantes sem homepage:

-José Luis Fevereiro-

-Luiz Sérgio de Souza Araujo Panda Selos -

-Numfil Colecionismo Ltda.-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva